Classificação de Espectros Estelares1


Conceitos envolvidos: espectro, contínuo, linha de absorção, tipo espectral, seqüência principal, lei de Wien, magnitude aparente, magnitude absoluta, módulo de distância.

Objetivos:

1. Familiarizar-se com a aparência de espectros de estrelas da Seqüência Principal.

2. Fazer a classificação espectral de estrelas da seqüência principal.

3. Obter espectros de estrelas desconhecidas de um campo simulado de estrelas e classificar as estrelas de acordo com seu espectro.

4. Determinar a distância dessas estrelas pelo método da paralaxe espectroscópica.


Equipamento:

Computador com Windows e programa clea_spe.zip e jspectra.zip ou classificação Espectral CLEA_SPE.

Introdução:

O exercício computacional consiste de duas partes. Na primeira parte, você examinará os espectros digitalizados de 25 estrelas desconhecidas, determinará o tipo espectral de cada estrela, e anotará seus resultados juntamente com a justificativa de sua classificação. Cada espectro poderá ser comparado com um atlas representativo de 13 espectros padrões, e, comparando as intensidades relativas de linhas de absorção características, você será capaz de estimar o tipo espectral de estrelas desconhecidas.

A segunda parte deste exercício é uma simulação realista de um espectrômetro astronômico acoplado a um de três telescópios profissionais: um pequeno, um de tamanho médio, e um grande. Você escolherá o telescópio mais adequado para obter o espectro de uma lista de estrelas designadas pela professora ou pelo professor. Você então irá classificar seus espectros comparando-os com espectros de estrelas padrões armazenados no computador, como foi feito na primeira parte do exercício. O programa permite acessar 3 telescópios diferentes, um pequeno (0,4m), um médio (0,9m) e um grande (4 m), mas o telescópio acessado automaticamente é o pequeno. Se ao fim da observação você sentir a necessidade de usar um telescópio maior para melhorar a razão SINAL/RUÍDO, você poderá requerer tempo de observação num telescópio maior (botão Telescope, opção Request time). Mas isso ficará como um exercício opcional.



Primeira parte: Classificação Espectral de Estrelas da Sequência Principal

  1. Inicializar o programa e entrar as informações do estudante

  2. Acessar a tela de ajuda

  3. Iniciar a observação

  4. Determinação do tipo espectral de HD 124320



  5. Determinação de características espectrais e classificação de espectros

    Para cada um do 6 tipos espectrais listados na Tabela 1, identifique as linhas espectrais produzidas, suas intensidades, e o elemento que a está produzindo. Liste seus resultados na Tabela 1.

    Table 1: Linhas caracterí sticas de diferentes tipos espectrais
    Tipo comprimentos de onda intensidade(a)átomo ou í on
    Espectral das linhas (forte, média ou fraca) produzindo a linha
    O5    
        
        
    B6   
        
        
       
    A5    
        
        
        
    F5    
        
        
        
    G6    
        
        
        
    M5    
        
        
        
    (a) A intensidade da linha, aqui, varia entre 1 (não tem linha) e 0 (linha tão intensa que absorve totalmente o contí nuo). Portanto quanto menor a intensidade, mais forte é a linha. Escreva forte, média ou fraca.

  6. A seguir você vai fazer a classificação espectral de 19 estrelas com espectros não classificados armazenados no computador. Para isso, clique e segure na tecla Load, selecione a opção Unknown Espectra e arraste a seta para a direita para selecionar a opção Next on list. O espectro da estrela HD 37767 vai aparecer no gráfico central da tela. Estime o tipo espectral de cada estrela, da mesma maneira feita para a primeira estrela da lista, justificando a sua classificação com base na intensidade das linhas caracterí sticas de cada tipo. Coloque seus resultados na Tabela 2.

    Table 2: Classificação Espectral de Estrelas
    Estrela Tipo Esp. Linhas principais
    HD 124320 A3 Linhas HI muito intensas, linhas CaII entre A1 e A5
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

    Segunda parte: OBTENÇÃO DE ESPECTROS ESTELARES

    Agora voceê vai aprender a obter espectros. Para isso, o programa Clea de Classificação Espectral faz uma simulação realista de um espectrômetro astronômico acoplado a um telescópio, com o qual você obterá o espectro de uma lista de estrelas. Você então irá classificar seus espectros comparando-os com espectros de estrelas padrões armazenados no computador, como foi feito na primeira parte do exercício. O programa permite acessar 3 telescópios diferentes, um pequeno (0,4m), um médio (0,9m) e um grande (4 m), mas o telescópio acessado automaticamente é o pequeno. Se ao fim da observação você sentir a necessidade de usar um telescópio maior para melhorar a razão SINAL/RUÍDO, você poderá requerer tempo de observação num telescópio maior (botão Telescope, opção Request time). Mas isso ficará como um exercí cio opcional.

  7. Obtenção dos espectros

  8. Classificação dos espectros

  9. Determinação da distância das estrelas


Footnotes:

1 CLEA - Contemporary Laboratory Experiences in Astronomy - Department of Physics, Gettysburg College, Gettysburg, PA 17325
Texto adaptado pelos professores Maria de Fátima Saraiva e Kepler Oliveira

Volta Introdução à Astronomia e à Astrofísica



Modificada em 25 maio 2001