Baixar o anexo original
Questões de revisão sobre: Movimento anual do Sol
 
  1. Como se chama a trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo do ano? Qual a sua inclinação em relação ao equador celeste?
  1. Quantos equinócios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um equinócio?
  1. Quantos solstícios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um solstício?
  1. Explique por que o fato da Terra orbitar o Sol com o eixo inclinado causa as estações do ano.
  1. Qual a relação entre a latitude de um lugar e a variação da duração do dia (sol acima do horizonte) ao longo do ano nesse lugar?
  1. Mercrio tem o eixo de rotao praticamente paralelo ao eixo da eclptica. Existem estaes do ano em Mercrio?
  1. Como podemos medir a duração de cada estação usando um gnômon?
  1. Como se pode saber, usando um gnômon, qual a direção norte-sul?
  1. Observando o sol se pôr no horizonte, ao longo do ano, o que se nota a respeito do ponto onde ele se põe? Em que ponto ele se põe nos equinócios?
  1. Por que nós não vemos as mesmas estrelas no verão e no inverno?
  1. Qual a declinação do sol nas seguintes datas:
    1. Equinócio de primavera e equinócio de outono no HS.
    1. Solstício de verão e solstício de Inverno no HN.
  1. Qual o dia mais longo do ano no HS e no HN?
  1. Em que datas do ano o dia e a noite tem a mesma duração em toda a Terra?
  1. Que estação é, no HN, quando o sol está aumentando sua declinação (se afastando do equador) para norte? Nessa época no HS, os dias estão ficando mais longos ou mais curtos?
  1. Se num determinado lugar, ao meio dia do solstício de verão, a direção do Sol forma um ângulo de 10° com a direção do zênite, qual o ângulo entre o equador e o zênite nesse lugar?
  1. Em que lugares da Terra (em que latitude) o sol incide perpendicularmente ao meio-dia no solstício de verão do HN? E no Solstício do HS?
  1. Quantas vezes por ano o sol passa no zênite, ao meio dia, em lugares com latitude:
    1. 0° Duas vezes
    2. 15° Duas vezes
    3. 30° Nenhuma vez
    4. 45° Nenhuma vez
  2. Se tu observares o intante em que a sombra de uma estaca atinge o menor tamanho a cada dia, durante todos os dias do ano, a sombra será mínima sempre à mesma hora do dia? Explique.
  1. a. Exatamente 12h, tendo em vista que o ngulo horrio de 6h ao se por e ao nascer de -6h. b. cos H = -tan f tan d = -tan 30 * tan 0 = -0,5773* 0 = 0. Assim, H = 6h ou 90 graus. Este o ngulo para o por do astro. Para o nascer do Sol, temos -6h. c. Independentemente do local, o valo da tan d ser sempre o mesmo (0), o que implica em um ngulo de 6h para o ngulo horrio. d. Exatamente 90 graus no nascer e 270 no por do Sol. Sabendo que cos A = sen d sec f, temos para a declinao o valor de zero graus, tendo como valor zero. Independente do valor da declinao, teremos o mesmo valor para o azimute do nascer e por do Sol, no interessando qual a declinao do lugar na Terra. e. Teremos uma altura mnima para o Sol igual declinao do lugar, tendo em vista que o Sol tem uma declinao de zero graus.

      • Sabendo que cos H = -tan f tan d, calculamos cos H = -tan 30 tan - 23,5. Assim, cos H = -0,5773* -0,4348 = 0,2510 e H = 75d27. 48. ou 5h01min51s. O tempo que o Sol fica acima do horizonte, será o dobro disso.