next up previous contents
Próxima: Formatos de Imagens Volta: Digitalização Anterior: Efeitos de Amostra

Efeitos de quantização

O efeito de quantização é dado pela impossibilidade de se medir um range infinito de valores de intensidade dos pixeis. Portanto a quantização, ou discretização, é a codificação dos valores contínuos de um sinal em intervalos discretos. Em geral os equipamentos só medem 8 bits, correspondentes a 256 níveis de cinza, mas a tecnologia atual chega a 24 bits. O número de bits por pixel correspondem ao número de cores ou tons de cinza que podem ser representados. Na figura a seguir mostramos a mesma imagem em 8, 4 e 2 bits por pixel (bpp).
\epsfig{file=colorh8.epsf,width=4.5cm,clip=} \epsfig{file=colorh4.epsf,width=4.5cm,clip=} \epsfig{file=colorh2.epsf,width=4.5cm,clip=}

Não existem critérios absolutos que nos permitam decidir o número ótimo de pixeis e bits para amostrar uma determinada imagem. A maior resolução possível é sempre melhor. A frequência da amostragem e a quantização do sinal determinam a qualidade do sinal reconstruído. Precisam ser levados em conta a faixa dinâmica do sensor, isto é, os valores máximos e mínimos de intensidades captáveis, a faixa dinâmica do sensor, e a linearidade do sinal.


next up previous contents
Próxima: Formatos de Imagens Volta: Digitalização Anterior: Efeitos de Amostra

Modificada em 21 set 1998