Análise da questão 32 da prova de Geografia do vestibular da UFRGS

Questão: I Quando a Terra está no afélio, maior distância Terra-Sol, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte. Neste ponto, a velocidade de translação da Terra é maior do que em qualquer outro ponto da órbita.

II No solstício de inverno para o Hemisfério Sul, a Terra está no afélio. Neste ponto da órbita a velocidade de translação é a menor, o que também contribui para que o inverno no Hemisfério Sul seja mais longo.

III Como o plano do equador e o da eclíptica não coincidem, temos como resultado uma inclinação de 23° 27´, o que também permite dizer que o eixo imaginário terrestre está inclinado em 23° 27´. Durante a translação, a Terra ocupa distintas posições no espaço; isto implica um aporte de radiação solar diferenciado ao longo de um ano.

Quais estão corretas em relação aos movimentos executados pela Terra e suas consequências?

(A) - Apenas I
(B) - Apenas II
(C) - Apenas I e II
(D) - Apenas II e III
(E) - I, II e III


IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS TRECHOS RELEVANTES:

Cada afirmativa contém três trechos principais, que selecionamos e analisamos separadamente. Esses trechos isolados foram numerados e repetidos na grafia original; segue o comentário em maiúsculas.

Afirmação I

(1) afélio, maior distância Terra-Sol,
É A DEFINIÇÃO (CORRETA) DE AFÉLIO

(2) Quando a Terra está no afélio, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte.
ERRADO: NA ÉPOCA ATUAL O AFÉLIO OCORRE NO INÍCIO DE JULHO, QUANDO AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO QUASE O INVERSO DO AFIRMADO; DIA 22 DE JUNHO VAI COMEÇAR O INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL E O VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE.

(3) Neste ponto, - O AFÉLIO - a velocidade de translação da Terra é maior do que em qualquer outro ponto da órbita.
ERRADO: NO AFÉLIO (MÁXIMA DISTÂNCIA) A VELOCIDADE DA TERRA E´ MENOR QUE EM QUALQUER OUTRO PONTO DA ÓRBITA - devido a lei física que rege a rotação: o movimento é mais rápido quando a massa se aproxima do eixo de rotação e mais lento quando se afasta do eixo de rotação.

A REDAÇÃO DA I DEIXA POUCA MARGEM PARA DÚVIDAS. BASTARIA QUE TROCASSEMOS DUAS PALAVRAS, A SABER, AFÉLIO POR PERIÉLIO E MAIOR POR MENOR, QUE ELA FICARIA CORRETA. LERÍAMOS: "Quando a Terra está no PERIÉLIO, MENOR distância Terra-Sol, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte. Neste ponto, a velocidade de translação da Terra é maior do que em qualquer outro ponto da órbita."

Afirmação II

(1) No solstício de inverno para o Hemisfério Sul, a Terra está no afélio.
ESTRITAMENTE, ESTÁ ERRADA.
O SOLSTÍCIO DE INVERNO MARCA O INÍCIO DO INVERNO E ATUALMENTE OCORRE NO HEMISFÉRIO SUL EM 22 DE JUNHO. A DEFINIÇÃO DE SOLSTÍCIO É DE UM PONTO OU UM MOMENTO BEM DEFINIDO, QUANDO O SOL ESTÁ EM MÁXIMA DECLINAÇÃO.
O AFÉLIO - CORRETAMENTE ESCLARECIDO COMO UM PONTO DA ÓRBITA DA TERRA - OCORRE ATUALMENTE NO INICIO DE JULHO, PORTANTO EM UM PONTO DA ÓRBITA DIFERENTE DO SOLSTÍCIO DE INVERNO DO HEMISFÉRIO SUL (22 DE JUNHO).
NOTA: OS SOLSTÍCIOS (DE VERÃO OU DE INVERNO) ESTÃO CONETADOS COM OS EQUINÓCIOS (DE OUTONO OU PRIMAVERA), QUE CORRESPONDEM À POSIÇÃO DA ÓRBITA DA TERRA (ECLÍPTICA) EM QUE ELA CRUZA O PLANO DO EQUADOR TERRESTRE. NÃO HÁ REGRA RELACIONANDO OS SOLSTÍCIOS COM A MÁXIMA DISTÂNCIA DA TERRA AO SOL (O AFÉLIO). É CIRSCUNSTACIAL QUE ATUALMENTE OCORRAM EM REGIÕES PRÓXIMAS - MAS NÃO NO MESMO PONTO - DA ÓRBITA DA TERRA. COMO A ORIENTAÇÃO DO PLANO DO EQUADOR DA TERRA VARIA NO ESPAÇO (PRECESSÃO DOS EQUINÓCIOS), MUITO LENTAMENTE, EM ALGUNS MILHARES DE ANOS ESSES PONTOS ESTARÃO BASTANTE SEPARADOS. MAS ATUALMENTE O AFÉLIO OCORRE DURANTE O INVERNO DO HEMISFÉRIO SUL, SENDO CORRETO AFIRMAR: "Durante o inverno para o Hemisfério Sul, a Terra passa pelo afélio. Neste ponto da órbita a velocidade de translação é a menor, o que contribui para que o inverno no Hemisfério Sul seja mais longo que o verão nesse hemisfério." O ERRO FOI CAUSADO POR INCORPORAR A PALAVRA SOLSTÍCIO, QUE DETERMINA O MOMENTO DO INICIO DO INVERNO.

Neste ponto da órbita - O AFÉLIO -
(2) a velocidade de translação é a menor,
CORRETO, COMO EXPLICADO NA PARTE 2 DA AFIRMATIVA I, POR CONSERVAÇÃO DO MOMENTUM ANGULAR.

(3) o que também contribui para que o inverno no Hemisfério Sul seja mais longo.

CORRETO: O INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL É MAIS LONGO, MAS A CONCLUSÃO FICA INCOMPLETA, POR NÃO FAZER REFERÊNCIA AO QUE SERIA MAIS CURTO (A ESTAÇÃO COMPLEMENTAR, ISTO É, VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL OU O INVERNO NO HEMISFÉRIO NORTE. A REDAÇÃO CONFUNDE: "TAMBÉM" LEVA A ENTENDER QUE OUTRO FATOR JÁ FOI CITADO PARA O INVERNO SER MAIS LONGO NO HEMISFÉRIO SUL.

Afirmação III

Como o plano do equador e o da eclíptica não coincidem,
(1) temos como resultado uma inclinação de 23° 27´,
A REDAÇÃO ESTÁ IMPRECISA: ESTANDO OS PLANOS DO EQUADOR E DA ECLIPTICA INCLINADOS, NÃO PODEMOS DISSO INFERIR O VALOR DE 23° 27´. DETALHANDO: O PLANO DO EQUADOR NÃO COINCIDIR COM O DA ECLIPTICA INDICA UM ÂNGULO NÃO NULO ENTRE ELES, PORÉM O VALOR DE 23° 27´ NÃO E´ RESULTADO NECESSÁRIO, MAS CIRCUNSTANCIAL.

(2) o que também permite dizer que o eixo imaginário terrestre está inclinado em 23° 27´.
REDAÇÃO INCORRETA. ESTÁ INCOMPLETA: ESTANDO OS PLANOS DO EQUADOR E DA ECLIPTICA INCLINADOS POR CERTO VALOR, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE ESSE VALOR É A INCLINAÇÃO DO EIXO IMAGINÁRIO TERRESTRE. INCLINAÇÃO É UM ÂNGULO DEFINIDO ENTRE PARES DE PLANOS OU EIXOS. FALTA EXPLICITAR A REFERÊNCIA PARA DETERMINAR A INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA. DETALHANDO: A POSIÇÃO DA TERRA NO ESPAÇO SIDERAL NÃO É ÓBVIA E A INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA NÃO TEM O VALOR DE 23° 27´ EM RELAÇÃO A QUAISQUER DOS DOIS PLANOS CITADOS ANTES, A SABER: * O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA É, POR DEFINIÇÃO, PERPENDICULAR AO EQUADOR DA TERRA, PORTANTO ESTÁ INCLINADO 90° COM O EQUADOR. * TAMPOUCO PODEMOS AFIRMAR QUE O EIXO IMAGINÁRIO TERRESTRE ESTÁ INCLINADO EM 23° 27´ COM A ECLÍPTICA (O PLANO DA ÓRBITA DA TERRA). O VALOR 23° 27´ NÃO ESTÁ CORRETO EM GERAL E DESENHAR O EIXO DA TERRA "INCLINADO" NO PAPEL POUCO ESCLARECERIA: O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA ESTARA´ INCLINADO POR ESSE VALOR DE 23° 27´ APENAS EM RELAÇÃO AO EIXO PERPENDICULAR À ECLÍPTICA. SE DESENHARMOS O PLANO DA ÓRBITA DA TERRA NA MESMA POSIÇÃO "HORIZONTAL" ATRAVESSANDO O PAPEL QUE COSTUMAMOS USAR PARA REPRESENTAR O NÍVEL DO MAR, ENTÃO O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA FICARIA INCLINADO POR 23° 27´ EM RELAÇÃO À SUPOSTA "VERTICAL" DO PAPEL. NA SUPERFÍCIE DA TERRA, ENTENDEMOS IMPLICITAMENTE QUE A INCLINAÇÃO E´ REFERIDA AO NÍVEL DO MAR. SE FIZERMOS UM DESENHO, GERALMENTE COLOCAMOS UMA LINHA ATRAVESSANDO O PAPEL QUE CONSIDERAMOS "HORIZONTAL" E IMPLICITAMENTE PENSAMOS EM UMA ORTOGONAL A ELA COMO UMA LINHA DE PRUMO OU "VERTICAL". MAS O NÍVEL DO MAR, QUE DEPENDE DO LOCAL ESPECÍFICO NA TERRA, NÃO PODE SERVIR DE REFERÊNCIA NO CASO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA. MATEMÁTICA MAIS AVANÇADA: PLANOS PODEM SER REPRESENTADOS POR EIXOS PERPENDICULARES AOS MESMOS. O PLANO DA ÓRBITA DA TERRA, A ECLÍPTICA, PODE SER REPRESENTADO PELO EIXO DA ECLIPTICA, QUE É ORTOGONAL A ESSE PLANO, DO MESMO MODO QUE O PLANO DO EQUADOR PODE SER REPRESENTADO PELO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA, QUE É ORTOGONAL AO EQUADOR. SE DOIS PLANOS FAZEM ENTRE SI UM DETERMINADO ÂNGULO, OS DOIS EIXOS QUE OS REPRESENTAM FAZEM ENTRE SI UM ÂNGULO DE MESMO VALOR. NO SENTIDO MATEMÁTICO, A AFIRMATIVA ESTARIA CORRETA INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS SE CITASSE OS DOIS EIXOS, (DE ROTAÇÃO E EIXO DA ECLIPTICA). DO MESMO MODO, POR CITAR APENAS 1 EIXO, ELA ESTÁ MATEMATICAMENTE INCORRETA.

(3) Durante a translação, a Terra ocupa distintas posições no espaço; isto implica um aporte de radiação solar diferenciado ao longo de um ano.
DUAS AFIRMAÇÕES CORRETAS ISOLADAMENTE, MAS POUCO CONCLUSIVAS NO CONJUNTO. ENTENDENDO COMO POSIÇÃO A DO CENTRO DO PLANETA, VERIFICAMOS QUE QUALQUER PLANETA, AO SE DESLOCAR EM SUA ÓRBITA, VAI OCUPAR DISTINTAS POSIÇÕES NO ESPAÇO, A TERRA FAZ UMA ÓRBITA QUASE CIRCULAR AO REDOR DO SOL, PORTANTO DURANTE A TRANSLAÇÃO HAVERÁ UMA PEQUENA DIFERENÇA ENTRE A DISTÂNCIA MÁXIMA (O AFÉLIO) E A MÍNIMA DISTÂNCIA, CAUSANDO UMA PEQUENA VARIAÇÃO ENTRE A ENERGIA SOLAR QUE ATINGE A TERRA COMO UM TODO, AO LONGO DO ANO. NO AFÉLIO, ESSA ENERGIA SERÁ MÍNIMA. DETALHANDO: ESTÁ CORRETO QUE "A TERRA OCUPA DISTINTAS POSIÇÕES NO ESPAÇO DURANTE A TRANSLAÇÃO" E TAMBÉM ESTÁ CORRETO QUE "HÁ UM APORTE DIFERENCIADO DE RADIAÇÃO SOLAR NA TERRA AO LONGO DE UM ANO". PORÉM O "APORTE" DE RADIAÇÃO SOLAR NÃO DEPENDE DA POSIÇÃO DA TERRA NO ESPAÇO SIDERAL, MAS DA RELAÇÃO ENTRE A TERRA E O SOL. ESCREVENDO "ISTO IMPLICA", SURGE UM PROBLEMA DE LÓGICA QUE, ESTRITAMENTE, TORNA A AFIRMAÇÃO FALSA COMO UM TODO. SERIA POSSIVEL UM PLANETA NÃO TER APORTE DIFERENCIADO DE RADIAÇÃO AO LONGO DO ANO, MESMO OCUPANDO DISTINTAS POSIÇÕES NO ESPAÇO, DESDE QUE MANTIVESSE SEMPRE A MESMA DISTÂNCIA E ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO "SEU SOL" (SUA ESTRELA). É PROVAVEL QUE A INTENÇÃO DESTE TRECHO TENHA SIDO COMPLEMENTAR A DESCRIÇÃO DO EFEITO DA INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA (RELACIONADA AO ÂNGULO ENTRE O EQUADOR E A ECLÍPTICA) PARA SALIENTAR QUE, COMO ESSA INCLINAÇÃO SE MANTÉM QUANDO A TERRA ORBITA NO ESPAÇO AO REDOR DO SOL, ESTE VAI ILUMINAR DE MODO DISTINTO, AO LONGO DO ANO, OS DIVERSOS PONTOS DA TERRA. O APORTE DIFERENCIADO, NESTE CASO, SERIA CONSEQUÊNCIA DOS DIFERENTES ÂNGULOS COM QUE OS RAIOS PROVENIENTES DO SOL ATINGEM A SUPERFÍCIE ESFÉRICA DA TERRA. O EFEITO DA INCLINAÇÃO ENTRE O PLANO DA ÓRBITA DA TERRA (A ECLÍPTICA) E O EQUADOR É MUITO MAIS IMPORTANTE NO "APORTE" DE ENERGIA EM CADA LUGAR DA TERRA QUE O EFEITO NAQUELA REGIÃO POR A ÓRBITA TERRESTRE NÃO SER CIRCULAR. PORISSO, EM JULHO, MESMO ESTANDO A TERRA NA PARTE DA ÓRBITA MAIS AFASTADA DO SOL, SERÁ VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE. AO MESMO TEMPO, SERÁ INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL. ESSE FENÔMENO, QUE CARATERIZA AS ESTAÇÕES DO ANO, É DEVIDO À INCLINAÇÃO DOS RAIOS PROVENIENTES DO SOL (QUE NA DISTÂNCIA DA TERRA SÂO QUASE PARALELOS ENTRE SI) EM RELAÇÃO AS DISTINTAS REGIÕES DA SUPERFÍCIE ESFÉRICA DA TERRA.

RESPOSTA:
OUSO DIZER QUE NENHUMA ALTERNATIVAS APRESENTADAS SATISFAZ A EXIGÊNCIA EXPLICITADA:
"Quais estão corretas em relação aos movimentos executados pela Terra e suas consequências?". A ALTERNATIVA DE TODAS INCORRETAS (I, II E III), QUE ESCOLHERIA SEM HESITAR, NÃO CONSTA ENTRE AS OPÇÕES DADAS. A ESCOLHA DAS ALTERNATIVAS LEVA A UM IMPASSE E INDUZ AO ERRO, COMO SEGUE:

A - Apenas I - TEM DOIS ERROS
B - Apenas II -
C - Apenas I e II I e II SÃO INCONSISTENTES ENTRE SI
D - Apenas II e III -
E - I, II e III I e II SÃO INCONSISTENTES ENTRE SI

PARTE DA AFIRMATIVA I E II CONTÉM CONCLUSÕES OPOSTAS, PORTANTO APENAS UMA DELAS PODERIA ESTAR CORRETA. LÓGICA ELEMENTAR - JUNTAS (I + II) SÃO FALSAS = DISCARTARIA AS ALTERNATIVAS COM AMBAS I E II, ELIMINANDO TANTO A C COMO A E. VIMOS QUE A I ESTÁ ERRADA, POR FÍSICA DAS ROTAÇÕES NA MÁXIMA DISTÂNCIA (AFÉLIO) A VELOCIDADE É MINIMA; ALÉM DISSO ELA NÂO CORRESPONDE AO VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL. SABEMOS QUE TANTO A II COMO A III CONTÉM ERROS SÉRIOS. MAS O VESTIBULANDO TEM QUE ESCOLHER ENTRE AS ALTERNATIVAS QUE SOBRAM - APENAS A II CORRETA OU II E III CORRETA; DEPREENDERÁ QUE A II NECESSARIAMENTE ESTARÁ CORRETA, POIS CONSTA NAS DUAS OPÇÕES. BASTA EXAMINAR A III, SEM SEQUER RELER A II, PARA RESOLVER RAPIDAMENTE A QUESTÃO. A III - TALVEZ SEJA A MAIS ACEITÁVEL DAS TRÊS, A DESPEITO DOS PROBLEMAS DE REDAÇÃO INCOMPLETA QUE LEVAM A AFIRMATIVAS INACEITÁVEIS QUANTO A DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS. DESTE MODO, ACEITA-SE IMPLICITAMENTE COMO CORRETA A II, QUE TRATA AFÉLIO E SOLSTÍCIO DE INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL COMO ESTANDO NO MESMO PONTO DA ÓRBITA DA TERRA, OU SEJA, OCORRENDO NO MESMO MOMENTO. MESMO QUE DISTANTES APENAS ALGUNS DIAS EM UM ANO DE 365 DIAS, REPRESENTANDO UMA DIFERENÇA PEQUENA DE POSIÇÃO NA ÓRBITA, O ÊRRO É INDISCUTÍVEL, POIS O PRÓPRIO ENUNCIADO REFORÇA O CONCEITO DE QUE AFÉLIO É UM PONTO.

COMENTÁRIO:
NA PROVA DO VESTIBULAR, OS ALUNOS ENCONTRARAM ESTA QUESTÃO DE GEOGRAFIA POUCO DEPOIS DA ÚLTIMA QUESTÃO DE FÍSICA. ELA CONTÉM CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA, MAS TAMBÉM PONTOS BÁSICOS PARA O ENTENDIMENTO DE GEOGRAFIA E DE UM FENÔMENO DO COTIDIANO BASTANTE NOTÁVEL NO SUL DO BRASIL, AS ESTAÇÕES DO ANO. O NÍVEL DE EXIGÊNCIA ENTRE OS PROFESSORES DE FÍSICA QUANTO Á CORREÇÃO DOS TERMOS USADOS, A PRECISÃO E COMPLETICIDADE DOS DADOS E A COERÊNCIA ENTRE AS AFIRMATIVAS APRESENTADAS, QUE SE REFLETE NO PREPARO DAS QUESTÔES DE FÍSICA DO VESTIBULAR, FACILMENTE GERARIA UM MOVIMENTO PARA ANULAR ESTA QUESTÃO, SE ELA CONSTASSE COMO PARTE DESSA DISCIPLINA. ACHO QUE QUAISQUER DOS ERROS DE MATEMÁTICA OU DE LÓGICA CITADOS BASTARIA PARA ARGUMENTAR QUE AS AFIRMATIVAS ESTÃO ERRADAS E PORTANTO NENHUMA DAS OPÇÕES OFERECIDAS É VÁLIDA. É INTERESSANTE NOTAR QUE O ITEM MAIS DETERMINANTE PARA DISCRIMINAR A AFIRMATIVA A SER ELIMINADA É A VELOCIDADE DA TERRA EM SUA ÓRBITA, QUE É MENOR NO AFÉLIO (MAIOR DISTÂNCIA AO SOL), O QUE ESTÁ ESCRITO CORRETAMENTE NA II E ERRADO NA I. BASTA UM CONHECIMENTO ELEMENTAR DE FÍSICA PARA RESOLVÊ-LO. ENTRETANTO, TAL ITEM É TOTALMENTE SECUNDÁRIO EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DAS ESTAÇÕES DO ANO E PODE SER RESPONDIDO APENAS SABENDO UM POUCO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORPOS EM ROTAÇÃO. (BASTARIA RELACIONAR COM O RODOPIO DE UMA BAILARINA, QUE GIRA TANTO MAIS LENTO QUANTO MAIS EXTENDER OS BRAÇOS PARA LONGE DO CORPO.) DUAS OPÇÕES TEM INCOMPATIBILIDADE ÓBVIA DE LÓGICA - I E II E TAMBÉM I, II E III. ALÉM DISSO, A OPÇÃO I CONSTA EM 3 ALTERNATIVAS, PORTANTO AO ELIMINÁ-LA SOBRAM AUTOMATICAMENTE APENAS DUAS OPÇÕES. APENAS SOBRARAM DUAS OPÇÕES COM A AFIRMATIVA II CORRETA, LOGO NÃO SERIA NECESSÁRIO VERIFICAR SE ELA ESTÁ CORRETA PARA RESPONDER A QUESTÃO. OS VESTIBULANDOS - E TODOS OS DEMAIS QUE EXAMINAREM ESTA PROVA - VÃO INFERIR QUE A II ESTÁ CERTA. SENDO ACEITÁVEL (A DESPEITO DE PROBLEMAS DE REDAÇÃO INCOMPLETA) A AFIRMAÇÃO III, A OPÇÃO D VAI SER ESCOLHIDA.
É LAMENTÁVEL ENCONTRAR NO VESTIBULAR DA UFRGS UMA QUESTÃO CUJAS ALTERNATIVAS SÃO INACEITÁVEIS DENTRO DO RIGOR EXIGIDO POR NOSSA DISCIPLINA. OS DEFEITOS DA QUESTÃO OCORREM TANTO NA REDAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA DAS TRÊS AFIRMATIVAS PROPOSTAS, DUAS DAS QUAIS TIDAS NO GABARITO COMO CORRETAS, MAS TAMBÉM NA ESCOLHA DA COMBINAÇÃO DAS AFIRMATIVAS A SEREM SELECIONADAS. NÃO VEJO SENTIDO COLOCAR EM 3 OPÇÕES A AFIRMATIVA I NEM EM COLOCAR A II COMO CERTA NAS DUAS RESTANTES. ALÉM DISSO, OS TRECHOS QUE DISCRIMINAM ENTRE AS OPÇÕES CERTAS E ERRADAS SÃO SECUNDÁRIOS PARA O ENTENDIMENTO DO FENÔMENO PRINCIPAL, AS ESTAÇÕES DO ANO. MAS HÁ QUE CONSIDERAR QUE OS ALUNOS SABEM RECONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE A TERMINOLOGIA DAS DIVERSAS DISCIPLINAS E O NÍVEL CORRENTE DE PRECISÃO DOS TEXTOS DIDÁTICOS E DAS APRESENTAÇÕES QUE ASSISTIRAM EM AULA. DAI DECORRE O QUE ESPERAM ENCONTRAR E COMO RESPONDEM AS QUESTÕES DO VESTIBULAR. INFELIZMENTE OS TEXTOS QUE DESCREVEM AS ESTAÇÕES DO ANO NOS LIVROS DIDÁTICOS SÃO TIPICAMENTE TÃO CONFUSOS E CRIVADOS DE ERROS COMO OS AQUI APRESENTADOS. A RESPOSTA DECLARADA CORRETA NO GABARITO: APENAS II E III, NÃO FOI SUFICIENTEMENTE CONTESTADA PARA ANULAR A QUESTÃO, ATÉ PORQUE AS OPÇÕES OFERECIDAS LEVAM A DESCONSIDERAR OS DETALHES DA II E A ESCOLHER A OPÇÃO (D): APENAS II E III COMO MELHOR ALTERNATIVA. DO PONTO DE VISTA ESTRITO DE SELEÇÃO DO VESTIBULAR, ATÉ PODEMOS ACEITAR QUE, MANTENDO ESTA QUESTÃO SEM ANULÁ-LA, NÃO SE CRIARÁ MAIOR INCONVENIÊNCIA. PORÉM, COMO AS QUESTÕES DE VESTIBULAR SERVEM DE BASE PARA ESTUDOS E DETALHADAS DISCUSSÕES, OS TEXTOS DAS AFIRMATIVAS II E III SERÃO COPIADOS E SACRAMENTADOS COMO CORRETOS. USADOS EM OUTROS CONTEXTOS, ATÉ EM OUTRAS DISCIPLINAS, INCLUSIVE FÍSICA, INDISCUTIVELMENTE, GERARÃO UM GRAVE PROBLEMA.