O Sistema Equatorial Celeste utiliza como plano fundamental o Equador celeste. Suas coordenadas são a ascensão reta e a declinação. A ascensão reta (α ou AR) é o ângulo medido sobre o equador, com origem no meridiano que passa pelo ponto Áries, e extremidade no meridiano do astro. A ascensão reta varia entre 0h e 24h (ou entre 0° e 360°) aumentando para leste. O Ponto Gama (γ) de Áries, ou Ponto Vernal, é um ponto do equador ocupado pelo Sol quando ele cruza o equador vindo do hemisfério sul (geralmente em 21 de março de cada ano). A declinação (δ) é o ângulo medido sobre o meridiano do astro (perpendicular ao equador), com origem no equador e extremidade no astro. A declinação varia entre -90° e +90°.

Posições características do Sol


Sol
  • cerca de 21 Março: Sol cruza o equador, indo do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte:
  • cerca de 22 Junho: Sol está na máxima declinação norte, incidindo diretamente na região do Trópico de Câncer na Terra:
  • cerca de 23 Setembro: Sol cruza o equador, indo do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul:
  • cerca de 22 Dezembro: Sol está na máxima declinação sul incidindo diretamente na região do Trópico de Capricórnio na Terra:

    Os dias são cerca de, pois como o ano tem cerca de 6h a mais do que 365 dias, que causa a introdução do ano bissexto, a data varia de um dia. Cerca de 21 de Março, quando o Sol está em $ \alpha$=0h, à meia-noite uma estrela com $ \alpha$=12h passa pelo meridiano e as estrelas visíveis à meia noite em nesta data são as que têm 6 h < \alpha < 18 h, além das circumpolares do local.

    A posição do Sol é importante até os dias de hoje, já que, além de orientação geográfica, se voce quiser economizar energia, deve construir sua edificação, no hemisfério sul, de modo que as janelas estejam direcionadas para o nordeste ou noroeste, para que a luz do Sol no inverno incida sobre elas, aquecendo o ambiente, pela manhã ou pela tarde. Na direção sudeste e sudoeste, devem se plantar árvores, para que façam sombras sobres as janelas no verão. Da mesma maneira, os telhados devem, em princípio, ser inclinados para o norte, para aquecer durante o inverno.

    A ascensão reta do Sol médio (o Sol médio se move com velocidade constante durante o ano, enquanto o Sol real varia de velocidade por causa da órbita elíptica da Terra em torno do Sol) é dada aproximadamente por

    αSol(data)=(3m56,5s/dia)[data - (21 mar)]
    para data em dias, assumindo que o Sol médio cruza o equador à 0h do dia 21 de março de cada ano, o que não é estritamente correto por que o ano tropical não é exatamente 365 dias, mas a introdução dos anos bissextos corrigem esta discrepância a cada 4 anos. A ascensão reta que cruza o meridiano de um observador à zero hora de uma certa data será αSol(data)+12h.

    Mapa do Lado Iluminado da Terra
    Calcule a posição aproximada do Sol
    Sky Calc proxima Movimento Anual do Sol
    Volta Astronomia e Astrofísica

    ©
    Modificada em 18 set 2013