Evolução Estelar Lista 1

  1. Deduza a relação entre a energia do gás e a temperatura, para um gás não degenerado, isto é, um gás que pode ser representado pela distribuição de Maxwell-Boltzmann $ (\mu \gg kT)$.
    1. a) para um gás não-relativístico. b) para um gás relativístico, $ pc \gg mc^2$, onde a energia da partícula é dada por $ E \simeq pc$.
    2. A constante de normalização para um gás relativístico e não relativístico é a mesma?

  2. Derive a relação geral entre pressão de um gás ideal e a distribuição de velocidade do gás. Derive a relação entre a pressão e a densidade para um gás completamente degenerado e ultra-relativístico.

  3. Derive a equação de equilíbrio hidrostático.
    1. Quanto tempo leva para um desvio de 1% no equilíbrio provocar uma variação de 50% no raio?
    2. Avalie a temperatura no interior do Sol e de uma estrela tipo 0 ( $ M=40 M_\odot$, $ R=18 R_\odot$).
    3. Usando a temperatura obtida no ítem anterior, calcule a razão entre a pressão do gás e a pressão de radiação no interior destes dois modelos, sabendo que a densidade central do modelo de 1 $ M_\odot$ é $ \rho_c=82~\mathrm{g/cm^3}$, enquanto que para 40 $ M_\odot$ a densidade central é $ \rho_c=2,5~\mathrm{g/cm^3}$.
    4. Qual o valor do peso molecular médio $ \mu$ para uma estrela na seqüência principal?

  4. Demonstre o teorema de virial para um gás ideal e explique o que ele significa. Se o raio da estrela aumenta por uma fator de dois, quando ela sai da sequência principal, de quanto varia a temperatura? E para $ \gamma=4/3$?

  5. A partir da lei do gás adiabático, derive a condição de equilíbrio radiativo de Schwarzschild.

  6. Derive a condição de equilíbrio térmico para o caso geral de produção de energia nuclear, contração e emissão de neutrinos.

  7. Qual é o valor de q=(1-Mr/M) que corresponde ao centro e qual corresponde à fotosfera? Como a zona de convecção exterior do Sol se extende até q=0,0035, qual é a fração do raio correspondente? E qpp (equação 7 de Abundâncias Químicas, para o ciclo pp)?

  8. Localize no código fonte do programa ZAMS as 4 equações de equilíbrio das estrelas e demonstre que as equações do programa são as mesmas que deduzimos.

  9. Localize no código fonte do MESA as 4 equações de equilíbrio das estrelas e demonstre que as equações do programa são as mesmas que deduzimos.

  10. Derive $ \varepsilon_{pp}$ e $ \varepsilon_{CNO}$ para os modelos calculados pelo ZAMS, e também para
    $ M$ $ \log L/L_\odot$ $ \log T_\mathrm{ef}$ R $ T_c$ $ \rho_c$ $ \log P_c$
    $ (M_\odot)$   (K) $ (10^{10}$ cm) ($ 10^6$ K) $ (\mathrm{g/cm^3})$ $ (\mathrm{dina/cm^2})$
    1,75 1,031 3,948 9,683 20,22 66,5 17,25
    1,5 0,759 3,892 9,141 19,05 76,7 17,28

  11. Utilize a definição de $ \nabla_{ad}$ calcular seu valor para um gás ideal. Compare com os valores calculados pelo programa ZAMS e diga por que não é o mesmo para todas as massas.

  12. Qual é o valor de $ \nabla$ na fotosfera, para as diferentes massas?

  13. Derive a opacidade por espalhamento de elétrons. Calcule a opacidade média de Rosseland para esta fonte de opacidade.

  14. Derive a relação entre a taxa de geração de energia por unidade de massa e a secção de choque de uma reação nuclear. Calcule a energia em que a reação nuclear entre duas partículas é máxima.

Evolução Estelar
Volta Astronomia e Astrofísica


©
Modificada em 30 ago 2011