FIS02016 - Astronomia de Posição

Esfera Celeste
texto completo

Definições de planos e pontos importantes

Os antigos gregos definiram alguns planos e pontos na esfera celeste, que são úteis para a determinação da posição dos astros no céu. São eles:

Horizonte: plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Como o raio da Terra é desprezável frente ao raio da esfera celeste, considera-se que o Horizonte é um círculo máximo da esfera celeste, ou seja, passa pelo seu centro.

Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo.

Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.

Equador Celeste: círculo máximo em que o prolongamento do equador da Terra intercepta a esfera celeste.

Polo Celeste Norte: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério norte.

Polo Celeste Sul: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério sul.

Círculo vertical: qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste contendo a vertical do lugar. Os círculos verticais começam no Zênite e terminam no Nadir.

Ponto Geográfico Norte: ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Norte intercepta o Horizonte. É também chamado Ponto Cardeal Norte.

Ponto Geográfico Sul: também chamado Ponto Cardeal Sul, é o ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Sul intercepta o Horizonte. A linha sobre o Horizonte que liga os pontos cardeais Norte e Sul chama-se linha Norte-Sul, ou meridiana. A linha Leste-Oeste é obtida traçando-se, sobre o Horizonte, a perpendicular à meridiana.

Círculo de altura: qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao Horizonte. É também chamado almucântara, ou paralelo de altura.

Círculo horário ou meridiano: qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste que contém os dois polos celestes. .

Meridiano Local: é o meridiano que passa pelo Zênite .

meridiano
Paralelo: qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao equador celeste. É também chamado círculo diurno.

meridianos
Eclíptica: A trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo de um ano se chama eclíptica. O plano que contém essa trajetória é o plano da órbita da Terra.
Ponto Áries e Ponto Libra: São os pontos em que o equador intercepta a eclíptica. O ponto Áries (também chamado ponto Gama, ou ponto Vernal), marca o início da primavera boreal´, no equinócio de março; o ponto Libra (também chamado ponto Ômega), marca oinício da primavera austraal, no equinócio de setembro.



Relações entre medidas angulares e medidas de tempo

Como a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo percorre 360° em 24 horas:

1 h = 15°
1 m = 15'
1 s = 15"



Estimando ângulos com as mãos

angulos lua



Sistema de Coordenadas Astronômicas

texto completo


Coordenadas do Sistema Horizontal


No lugar da altura, pode-se usar a distância zenital (z), que é o complemento dela
 

0°=< A =< 360°

-90° =< h =< +90°

0° =< z =< 180°

Valores negativos de altura se aplicam a objetos abaixo do horizonte, sendo z > 90° neste caso.



Definição astronômica de latitude:

A latitude de um lugar é igual à altura do pólo elevado.





 
Questões de revisão . Auto-teste "Esfera celeste" .


 


Para a próxima aula: Entregar a lista.
 
  Volta Página da disciplina