observacao

Quasares

Quasares são objetos extragaláticos muito brilhantes e muito distantes. O nome vem de "Quasi-Stellar Objects: QSO" e foram detectados primeiramente com rádio telescópios e quando identificados no ótico tinham uma aparência pontual, como uma estrela. Hoje já foram detectadas galáxias em cujo núcleo estão quasares e o modelo mais aceito é que os quasares são buracos negros com massas de 1 milhão a 1 bilhão de vezes a massa do Sol localizados no núcleo de galáxias ativas.
modelo=5
fotoz=5
z=5 Foto e espectro de um dos quasares mais distantes já descobertos. Este tem deslocamento para o vermelho (redshift) z=5,0 e foi descoberto pelo Sloan Digital Sky Survey em 1998.
Mais recentemente Daniel Stern (JPL), Hyron Spinrad (Berkeley), Peter Eisenhardt (JPL), Andrew Bunker (Cambridge), Steve Dawson (Berkeley), Adam Stanford (Davis,IGPP) e Richard Elson (Florida) descobriram o quasar RD300 com z=5,5, utilizando o 4m do KPNO, o 5m do Palomar e os 10m dos Kecks.
z=5
O Sloan Digital Sky Survey também encontrou os 2 mais distantes quasares até agora, com z=6,0 e 6,2, que representam o Universo quando este tinha somente 800 milhõs de anos.

Movimentos Superluminais

3C219 Superposição da imagem ótica (em azul) com a imagem em rádio (em vermelho) do quasar 3C219, que está a 500 Mpc. Enquanto a galáxia tem 100 mil anos-luz de diâmetro, os jatos cobrem 1 milhão de anos-luz.
©

9 jun 2001