Binóculos

Uma alternativa recomendada é o uso de binóculos. O preço é muito mais acessível, de cerca de 100 dólares, e o uso muito mais geral, além de ser totalmente transportável. O binóculo permite observar milhares de objetos celestes que não podem ser vistos a olho nu. Mesmo pequenos binóculos, como os de teatro, permitem a observação de astros inacessíveis a olho nu, mas os binóculos mais adequados para a astronomia seguem as regras de quanto maior a abertura, mais luminoso, e a magnificação deve ser adequada para produzir uma imagem mais próxima de 5 mm possível.

binoc

Os binóculos são especificados por dois números, marcados no corpo do binóculo. Os mais adequados para a astronomia são os 7x42, 8x50 e 10x50. O primeiro número indica a magnificação, e o segundo o tamanho da lente de entrada, em milímetros. Dividindo-se o segundo pelo primeiro, obtém-se o tamanho da imagem de saída.

A maior dificuldade para o uso de binóculos na Astronomia é devido a instabilidade das mãos, que faz a imagem mover-se constantemente. Para minimizar este efeito, recomenda-se o uso de tripés com adaptadores para binóculos, ou pelo menos apoiar os braços nos braços de uma cadeira, ou em uma base qualquer. Esta dificuldade limita a magnificação máxima em 10X, para binóculos sem apoio. Note que um binóculo típico com 10X abrange um campo de cerca de 5°, quase metade da área de um binóculo similar com magnificação de 7X.


next up previous
Próxima:Polarização Volta: Comprando um telescópio Anterior: Magnificação
Volta Astronomia e Astrofísica
©
Modificada em 23 ago 2009