FIS02016 - Astronomia de Posição - Profa. Maria de Fátima O. Saraiva

 

Movimento anual do Sol


 


O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). Mas, ao contrário das "estrelas fixas", o círculo diurno do Sol varia de dia para dia, no ciclo de um ano, se afastando ou se aproximando do equador celeste dependendo da época do ano. Isso é um reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica. Como o plano orbital da Terra não coincide com o equador terrestre, o plano da trajetória aparente do Sol tampouco coincide com o equador celeste.

Eclíptica: trajetória anual do Sol entre as estrelas = reflexo do movimento orbital da Terra

Como o plano orbital da Terra tem uma inclinação de 23°27' em relação ao equador da Terra, a trajetória aparente do Sol apresenta a mesma inclinação em relação ao equador celeste (obliquidade da eclíptica = 23°27')


A Terra anda na órbita com o eixo inclinado, formando um ângulo de 23,5 graus entre o eixo de rotação e a perpendicular ao plano orbital .... como reflexo vemos o sol descrever ao longo do ano uma trajetória na esfera celeste que tem uma inclinação de 23,5 ° em relação ao equador celeste.

Posições características do Sol ao longo do ano

O movimento diurno do Sol ao longo do ano

Será que o Sol se põe sempre no ponto cardeal oeste? Veja as fotos abaixo.... (os números 1, 2 e 3 servem para identificar os edifícios que ali aparecem)

Fotos por Maria de Fátima Saraiva
Pôr do Sol em Porto Alegre em diferentes épocas do ano: o ponto do horizonte oeste onde o Sol se põe varia em direção ao sul de junho a dezembro, e em direção ao norte de dezembro a junho.

O movimento diurno do Sol medido por um gnômon

Estações do ano

Causas:

Resultado:


Questões de revisão .

 

  Volta Página da disciplina