FIS02008 ASTRONOMIA FUNDAMENTAL

Prof. Kepler de Souza Oliveira Filho

Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS

2016/2

Conteúdo Programáico

Medologia: A partir dos temas abordados em aula, cada aluno deverá escolher e preparar material a ser apresentado em forma de aula e/ou seminário e por escrito. As aulas serão de no mínimo 20 min e máximo 30 min, seguidas de discussão do tema e da didática da aula ministrada. Deverão ser usadas duas ou mais referências diferentes, para que sejam considerados diversos pontos de vista, favorecendo a discussão posterior, em que todos participam. As datas das apresentações serão combinadas de comum acordo, mas os temas serão ordenados cronologicamente para não quebrar a continuidade. Os alunos serão incentivados a buscar fontes e a desenvolver sua capacidade de leitura em outros idiomas, devido à falta de bibliografia em português. As referências básicas e um esquema de apresentação deverão ser propostas pelo menos duas semanas antes e a versão final entregue ao professor uma semana antes da apresentação oral. O trabalho escrito deverá ser entregue até duas semanas após a apresentação do trabalho. O professor complementará o tema trazendo subsídios na forma de textos e ilustrações e reforçando as explicações. Se um tema importante ou horário não for escolhido pelos alunos, o professor buscará alguém para apresentá-lo ou fará ele mesmo a exposição. Em função do andamento do curso, o professor poderá incluir, entre os instrumentos de avaliação, testes/trabalhos escritos. Além do horário normal da disciplina, serão reservadas 2 horas/semana para assessoramento e atendimento aos alunos nas atividades extraclasse e nas listas de problemas.

Experiências de Aprendizagem: Seminários e ou apresentações no formato de aulas individuais.

Critérios de Avaliação: O conceito final levará em conta os aspectos acima especificados nas apresentações, ponderado por uma avaliação da participação do aluno ao longo do semestre. O conceito final será composto pela seguinte ponderação: 50% pelos conceitos das aulas/aluno, 25 % pelos conceitos dos testes/trabalhos escritos e 25% pela participação em aula e pelos trabalhos propostos pelo professor. A avaliação do quesito aulas/alunos será sobre dois aspectos: (i) a aula ministrada, considerada juntamente com a pontualidade na entrega do material escrito, a propriedade do material, o preparo e a didática; (ii) a participação nas discussões posteriores a cada aula/aluno bem como a avaliação do colega ministrante. Os testes/trabalhos escritos abordarão conteúdos das aulas/aluno e aqueles dados pelo professor. A avaliação da participação em aula inclui a entrega e qualidade do material referente às questões passadas em aula, valorizando a contribuição do aluno durante todo o período.

Atividades de Recuperação Previstas Se o aluno não tiver desempenho satisfatório nas apresentações orais, mas tiver participado e contribuído nas diversas etapas do curso e respondido os testes/trabalhos adequadamente, poderá elaborar um trabalho escrito, sobre tema a ser combinado com o professor. Este trabalho será avaliado pelo texto escrito e pela defesa oral em aula ou em entrevista.

Bibliografia:

Básica Essencial:
Couper, Heather; Henbest, Nigel. História da Astronomia. LAROUSSE BRASIL, ISBN 9788576355274.
ROBERTO DE ANDRADE MARTINS. O UNIVERSO - TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO. Livraria da Fisica, ISBN 9788578611798.
Ronan, Colin A.. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, c1987. ISBN 9788571103801.
Básica:
COMINS, Neil F.. Descobrindo o universo. Bookman, 2010. ISBN 9788577807406.
Fourez, Gerard. A Construcao das Ciencias. UNESP, 1995. ISBN 8571390835.
Gaston Bachelard. Formação do espírito científico, A. Contraponto, ISBN 978-85-85910-11-2.
KARTTUNEN, Hannu et al.. Fundamental astronomy. Springer, 2007. ISBN 9783540341444. Disponível em: http://dxdoiorg/101007/978-3-540-34144-4
Oliveira Filho, Kepler de Souza; Saraiva, Maria de Fatima Oliveira. Astronomia e Astrofísica, livro São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. ISBN 8588325233, 3a Edição
VIEGAS, Sueli Maria Marino; OLIVEIRA, Fabiola de. Descobrindo o universo. Edusp, 2004. ISBN 9788531407949.
Complementar:
Mason, Stephen F.. História da ciência :as principais correntes do pensamento científico. Rio de Janeiro: Globo, 1964.
Taton, René. História geral das ciências. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1959-1966.
Verdet, Jean-Pierre. Uma História da Astronomia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. ISBN 8571101906.
Outras Referências:
Textos de Tiberio Vale
Culturas Pré-Colombianas
Herança Astronômica na UNSCO
ARTIGOS EM REVISTAS - Caderno Catarinense de Ensino de Física, Ciência e Cultura, Revista de Ensino de Física, The Physics Teacher, Endeavour, Scientific American, Sky and Telescope, Physics Today, New Scientist, La Recherche Contemporary Physics, que podem ser consultadas na biblioteca de periódicos do Instituto de Física.
Programas Utilizados nos Cursos

Cronograma de aulas

Fotometria, Lei de Planck, Lei de Wien e Lei de Stefan-BoltazmannPlanetas Extrassolares Aristóteles - Edgar
Data Conteúdo
01/08 Introdução ao sistema solar
Determinação do raio da Terra
A esfera celeste
Sistemas de coordenadas e movimento diurno dos astros
03/08 Trabalho: Simulador do movimento diurno (Manual) (Porto Alegre: Latitude -30° 01′ 59′′ Longitude = -51° 13′ 48′′)
08/08 O método científico
Posições do Sol
Estações do Ano
Insolação
Hora e Calendário
10/08 Babilônios
Astronomia Islâmica
Lua
Fases da Lua
15/08 Eclipses Movimento dos Planetas
17/08 Trabalho: Cálculo da órbita de Marte por Kepler
22/08 Tycho, Galileo e Kepler
24/08 Newton
Leis de Kepler Generalizadas
29/08 EAD:Planetas do Sistema Solar
EAD:Corpos Menores do Sistema Solar
31/08 EAD:Vida
03/09 Dedução da Terceira Lei de Kepler por Newton
05/09 Euler, Lagrange, Laplace
Maré
19/09 Precessão do Eixo da Terra
O Sol
21/09 Distâncias e Paralaxe
26/09 Espectroscopia
28/09 Trabalho: Paralaxe e distância de Marte
03/10 Estrelas
05/10 Evolução Estelar
10/10 Aglomerados
12/10 Estágios Finais de Evolução Estelar
17/10 Modelo cosmológico de Einstein - Bruna
19/10 O Universo é finito
24/10 Sociedades científicas e seu papel no desenvolvimento da Ciência e da tecnologia - Leonardo
A Astronomia no Brasil
26/10O problema do neutrino solar
31/10Newton - Edgard
07/11Astronomia Pré-Colombiana - Beatriz
Fisica Moderna e energia das estrelas - Beatriz
A Via Láctea
09/11 Trabalho: usando o SalsaJ e as Imagens (arquivo .zip 1.68MB, contendo a pasta "Cefeidas").
14/11 A questão da Vida - Érik
16/11 Novos telescópios, métodos e detectores e os objetos descobertos em rádio, infravermelho, ultravioleta, raios-X.
Telescópios e Instrumentos
21/11 Expansão do Universo - Bruna
Galileo e Kepler - Érik
23/11 Galáxias
28/11 Aglomerados de Galáxias
30/11 Cosmologia
05/12
07/12


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