FIS02008 ASTRONOMIA FUNDAMENTAL
2016/2
Conteúdo Programáico
- Tópicos sobre história e filosofia da Ciência.
- O período pré-histórico, alinhamentos astronômicos nos monumentos: cosmogonia religião.
- Astronomia e Astrologia: Oriente próximo.
- O calendário e sua importância na agricultura.
- Povos antigos do Mediterrâneo, criadores das constelações.
- Astronomia helênica: Parmênides, Hiparco. Aristarco de Samos. Pitágoras.
- Ptolomeu e a síntese da Astronomia antiga.
- A Física e a Astronomia Aristotélicas.
- Oriente: registros astronômicos dos antigos chineses.
- A Astronomia nas culturas da América pré-colombiana.
- Ciência islâmica.
- A Idade Média.
- A revolução de Copérnico.
- Descartes, o racionalismo e sua influência no pensamento científico.
- O surgimento da Física e da Astronomia como ciências exatas: Galileu. Kepler e Tycho. A confrontação das teorias com a observação. Origem do método científico.
- A Física e a Astronomia colocadas sobre uma base teórica consistente: o papel de Newton.
- Sociedades científicas e seu papel no desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
- Desenvolvimento de espelhos e telescópios.
- A expansão além do Sistema Solar: Herschel, Laplace e Halley.
- Elaboração de catálogos e cartas do Céu.
- Primeiras paralaxes medidas e a escala de distâncias. Paralaxe Solar e distâncias no Sistema Solar.
- A conquista do Céu do Sul: as Nuvens de Magalhães e a escala do Universo.
- Astronomia do século XIX: o surgimento da espectroscopia e a classificação espectral. A descoberta astronômica do Hélio e das linhas do "Nebúlio".
- Os primeiros modelos cosmológicos modernos: Einstein, De Sitter, Lemaitre, Friedman, Eddington.
- A comprovação astronômica da teoria da relatividade: o eclipse de Sobral, o trânsito de Mercúrio.
- A expansão observacional das fronteiras do Universo: Hubble e a expansão do Universo. A disputa Big-Bang vs. criação contínua.
- Física moderna e a energia das estrelas - Meio interestelar.
- A importância da Astronomia no desenvolvimento técnico: dos relógios aos computadores.
- Novos telescópios, métodos e detectores e os objetos descobertos em rádio, infravermelho, ultravioleta, raios-X.
- Perspectivas de evolução futura: Astronomia a partir do espaço; exploração dos planetas do Sistema Solar; busca de outros sistemas planetários; a questão da vida.
Medologia: A partir dos temas abordados em aula, cada aluno deverá escolher e preparar material a ser apresentado em forma de aula e/ou seminário e por escrito. As aulas serão de no mínimo 20 min e máximo 30 min, seguidas de discussão do tema e da didática da aula ministrada. Deverão ser usadas duas ou mais referências diferentes, para que sejam considerados diversos pontos de vista, favorecendo a discussão posterior, em que todos participam.
As datas das apresentações serão combinadas de comum acordo, mas os temas serão ordenados cronologicamente para não quebrar a continuidade. Os alunos serão incentivados a buscar fontes e a desenvolver sua capacidade de leitura em outros idiomas, devido à falta de bibliografia em português.
As referências básicas e um esquema de apresentação deverão ser propostas pelo menos duas semanas antes e a versão final entregue ao professor uma semana antes da apresentação oral. O trabalho escrito deverá ser entregue até duas semanas após a apresentação do trabalho.
O professor complementará o tema trazendo subsídios na forma de textos e ilustrações e reforçando as explicações. Se um tema importante ou horário não for escolhido pelos alunos, o professor buscará alguém para apresentá-lo ou fará ele mesmo a exposição.
Em função do andamento do curso, o professor poderá incluir, entre os instrumentos de avaliação, testes/trabalhos escritos.
Além do horário normal da disciplina, serão reservadas 2 horas/semana para assessoramento e atendimento aos alunos nas atividades extraclasse e nas listas de problemas.
Experiências de Aprendizagem:
Seminários e ou apresentações no formato de aulas individuais.
Critérios de Avaliação:
O conceito final levará em conta os aspectos acima especificados nas apresentações, ponderado por uma avaliação da participação do aluno ao longo do semestre.
O conceito final será composto pela seguinte ponderação: 50% pelos conceitos das aulas/aluno, 25 % pelos conceitos dos testes/trabalhos escritos e 25% pela participação em aula e pelos trabalhos propostos pelo professor.
A avaliação do quesito aulas/alunos será sobre dois aspectos: (i) a aula ministrada, considerada juntamente com a pontualidade na entrega do material escrito, a propriedade do material, o preparo e a didática; (ii) a participação nas discussões posteriores a cada aula/aluno bem como a avaliação do colega ministrante. Os testes/trabalhos escritos abordarão conteúdos das aulas/aluno e aqueles dados pelo professor. A avaliação da participação em aula inclui a entrega e qualidade do material referente às questões passadas em aula, valorizando a contribuição do aluno durante todo o período.
Atividades de Recuperação Previstas
Se o aluno não tiver desempenho satisfatório nas apresentações orais, mas tiver participado e contribuído nas diversas etapas do curso e respondido os testes/trabalhos adequadamente, poderá elaborar um trabalho escrito, sobre tema a ser combinado com o professor. Este trabalho será avaliado pelo texto escrito e pela defesa oral em aula ou em entrevista.
Bibliografia:
Básica Essencial:
Couper, Heather; Henbest, Nigel. História da Astronomia. LAROUSSE BRASIL, ISBN 9788576355274.
ROBERTO DE ANDRADE MARTINS. O UNIVERSO - TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO. Livraria da Fisica, ISBN 9788578611798.
Ronan, Colin A.. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, c1987. ISBN 9788571103801.
Básica:
COMINS, Neil F.. Descobrindo o universo. Bookman, 2010. ISBN 9788577807406.
Fourez, Gerard. A Construcao das Ciencias. UNESP, 1995. ISBN 8571390835.
Gaston Bachelard. Formação do espírito científico, A. Contraponto, ISBN 978-85-85910-11-2.
KARTTUNEN, Hannu et al.. Fundamental astronomy. Springer, 2007. ISBN 9783540341444. Disponível em: http://dxdoiorg/101007/978-3-540-34144-4
Oliveira Filho, Kepler de Souza; Saraiva, Maria de Fatima Oliveira.
Astronomia e Astrofísica,
São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. ISBN 8588325233,
3a Edição
VIEGAS, Sueli Maria Marino; OLIVEIRA, Fabiola de. Descobrindo o universo. Edusp, 2004. ISBN 9788531407949.
Complementar:
Mason, Stephen F.. História da ciência :as principais correntes do pensamento científico. Rio de Janeiro: Globo, 1964.
Taton, René. História geral das ciências. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1959-1966.
Verdet, Jean-Pierre. Uma História da Astronomia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. ISBN 8571101906.
Outras Referências:
Textos de Tiberio Vale
Culturas Pré-Colombianas
Herança Astronômica na UNSCO
ARTIGOS EM REVISTAS - Caderno Catarinense de Ensino de Física, Ciência e Cultura, Revista de Ensino de Física, The Physics Teacher, Endeavour, Scientific American, Sky and Telescope, Physics Today, New Scientist, La Recherche Contemporary Physics, que podem ser consultadas na biblioteca de periódicos do Instituto de Física.
Programas Utilizados nos Cursos
Cronograma de aulas
Data |
Conteúdo |
01/08 |
Introdução ao sistema solar
Determinação do raio da Terra
A esfera celeste
Sistemas de coordenadas e movimento diurno dos astros
|
03/08 |
Trabalho:
Simulador do movimento diurno
(Manual)
(Porto Alegre: Latitude -30° 01′ 59′′ Longitude = -51° 13′ 48′′)
|
08/08 |
O método científico
Posições do Sol
Estações do Ano
Insolação
Hora e Calendário
|
10/08 |
Babilônios
Astronomia Islâmica
Lua
Fases da Lua
|
15/08 |
Eclipses
Movimento dos Planetas
|
17/08 |
Trabalho: Cálculo da órbita de Marte por Kepler |
22/08 |
Tycho, Galileo e Kepler
|
24/08 |
Newton
Leis de Kepler Generalizadas
|
29/08 |
EAD:Planetas do Sistema Solar
EAD:Corpos Menores do Sistema Solar
|
31/08 | EAD:Vida
|
03/09 |
Dedução da Terceira Lei de Kepler por Newton
|
05/09 |
Euler, Lagrange, Laplace
Maré
|
19/09 |
Precessão do Eixo da Terra
O Sol
|
21/09 |
Distâncias e Paralaxe |
Fotometria, Lei de Planck, Lei de Wien e Lei de Stefan-Boltazmann
26/09 |
Espectroscopia |
28/09 |
Trabalho: Paralaxe e distância de Marte |
Planetas Extrassolares
03/10 |
Estrelas |
05/10 |
Evolução Estelar |
10/10 |
Aglomerados |
12/10 |
Estágios Finais de Evolução Estelar |
17/10 |
Modelo cosmológico de Einstein - Bruna |
19/10 |
O Universo é finito |
24/10 |
Sociedades científicas e seu papel no desenvolvimento da Ciência e da tecnologia - Leonardo
A Astronomia no Brasil |
26/10 | O problema do neutrino solar |
31/10 | Newton - Edgard |
07/11 | Astronomia Pré-Colombiana - Beatriz
Fisica Moderna e energia das estrelas - Beatriz
A Via Láctea |
09/11 |
Trabalho: usando o SalsaJ
e as Imagens (arquivo .zip 1.68MB, contendo a pasta "Cefeidas"). |
14/11 |
A questão da Vida - Érik |
16/11 |
Novos telescópios, métodos e detectores e os objetos descobertos em rádio, infravermelho, ultravioleta, raios-X.
Telescópios e Instrumentos
|
21/11 |
Expansão do Universo - Bruna
Galileo e Kepler - Érik |
23/11 |
Galáxias |
28/11 |
Aglomerados de Galáxias |
30/11 |
Cosmologia |
05/12 |
Aristóteles - Edgar
07/12 |
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